segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"Dia da Consciência Negra"

O "Dia da Consciência Negra" é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.



A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Conciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).



Zumbi dos Palmares ["o guerreiro"] - Alagoas, 1655 - Palmares, 1695-

Último líder da revolta do chamado Quilombo dos Palmares, formado entre 1604 e 1694. Zumbi era sobrinho de Ganga Zumba ("grande senhor"), o rei do quilombo que chefiava outros 12 mocambos —acampamentos de escravos, índios e fugitivos brancos que se refugiavam da perseguição portuguesa—, na serra da Barriga, se estendendo de Alagoas a Pernambuco.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, no seu esconderijo e teve a cabeça decapitada e exposta na praça central de Recife, para inibir novas tentativas de revolta contra a escravidão. A data de sua morte é lembrada como dia nacional da Consciência Negra.



Referência: 
http://www.discursus.hpg.ig.com.br/perstext/zumbiper.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário